quarta-feira, abril 25, 2012

Scorsese faz crítica à cultura das celebridades no filme "O Rei da Comédia"

O filme mais injustiçado da carreira do diretor Martin Scorsese, “O Rei da Comédia” (The King of Comedy, 1983) na época foi um fracasso de bilheteria. Ao contrário da sexualidade e violência de personagens dos filmes anteriores “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, o diretor apresentou ao público um Robert De Niro contido e o comediante Jerry Lewis enfadado e amargo. Scorsese mergulha fundo na cultura da celebridade contemporânea ao nos mostrar um fã que vive até o extremo a fantasia de tornar-se um astro da TV. Como? Sequestrando o próprio ídolo. À frente do seu tempo, Scorsese antecipa o atual interesse mórbido pelas celebridades onde elas são mais invejadas do que admiradas. E por trás da inveja escondem-se a solidão e o ressentimento.
O solitário é aquele que tem tempo de sobra para pensar em sua total insatisfação, o infeliz é aquele que jamais terá essa oportunidade. (Alfred Adler)
Para ser feliz, é preciso ser conhecido? Em um mundo atual onde o número de “seguidores” no twitter ou de “amigos” no facebook cada vez mais se torna a medida da própria identidade do indivíduo, parece que sim. Essa medida de felicidade se insere na chamada “cultura da celebridade” onde a vida real acabou misturando-se com categorias do entretenimento como a “fama”, “sucesso”, “desportividade”, “passatempo”, “escapismo” etc.

E a busca dessa celebrização de si mesmo implica em um novo ascetismo, dessa vez mundano: esforço diário em cultivar uma rede de “amigos”, esforços logísticos em criar acontecimentos que atraiam a atenção de todos (e se possível da própria mídia), dedicação e esforço em focar seu pensamento ao sucesso, capacidade em desprezar fatos reais que entrem em contradição com a imagem que o indivíduo quer criar para todos etc. Tudo isso cria uma luta brutal contra si mesmo, em negar a própria solidão e insatisfação através da hiperatividade voltada ao mundo exterior.

O diretor Martin Scorsese vai a fundo nessa espécie de psicologia da moderna cultura da celebridade em “O Rei da Comédia” (The King of Comedy, 1983), um filme árido e doloroso ao representar tão bem a miséria interior de um protagonista que faz de tudo para alcançar a celebridade para escapar de uma vida vazia e infeliz. Depois de Scorsese apresentar personagens repletos de violência e sexualidade nos filmes anteriores “Taxi Driver” (1976) e “Touro Indomável” (1980), em “O Rei da Comédia” vemos personagens agonizando na solidão e raiva, porém, contidos e emocionalmente estéreis. O diretor conseguiu arrancar performances contidas e sutis de um comediante (Jerry Lewis) e um ator (Robert De Niro) que, até então, notabilizaram-se por representar personagens urgentes e intensos.

Embora repleto de diálogos afiados por um sutil humor negro, “O Rei da Comédia” foi um fracasso de bilheteria e o trabalho mais injustiçado da carreira de Scorsese o que pode ser considerado um exemplo clássico de um filme que estava à frente do seu tempo.

Robert De Niro é Rupert Pupkin, uma espécie de sociopata limítrofe trintão que vive a fantasia de se tornar um comediante estrela de TV. Diariamente ele encena um fictício talk show no porão da sua casa com figuras de papelão em tamanho real de Liza Minelli e Jerry Lewis, com quem conversa com a maior intimidade. Pupkin faz parte da um submundo de solitários caça-autógrafos de celebridades em Nova York que diariamente se acotovelam na saída do estúdio de TV de onde é transmitido em rede nacional o talk show de Jerry Langford (Jerry Lewis) disputando a tapas autógrafos dos convidados e do próprio apresentador do programa.

Pupkin acredita ser um comediante nato e que só precisa de uma chance. Quer uma oportunidade no talk show de Langford e fazer um número stand up. O problema é que ele não tem a menor experiência, o que o desqualifica para participar de um programa em rede. Polidamente Langford o rejeita, aconselha que tem que começar de baixo, que um show stand up requer anos de trabalho e aprimoramento etc. Mas Pupkin tem delírios de grandeza onde imagina-se como “o rei da comédia” com uma mansão em Malibu onde, do alto da janela, grita para os “perdedores” que passam abaixo: “tentem na próxima”.

Como um autista, Pupkin esforça-se em negar a realidade: mora na casa da sua mãe, a candidata a sua rainha é uma garçonete (Rita) em um bar perdido em Nova York, Jerry Langford não quer vê-lo nem pintado de ouro, ele é apenas mais um caça-autógrafos entre centenas, além do fato de não ter o menor talento (seu repertório é formado por piadas perturbadoras, baseadas unicamente em auto-depreciação mesclada com raiva e ressentimento).

Do outro lado, Jerry Langford é um astro enfadado, não dá atenção a ninguém e vive amuado. Longe das câmeras é puro mau-humor e vive isolado. Rupert Pupkin decide associar-se a outra fã alucinada e atraída sexualmente por Langford e decidem sequestrá-lo. O preço do resgate? Colocar o número stand up de Pupkin no talk show de Langford em transmissão nacional.

Solidão e Felicidade

Certa vez Freud afirmou que o homem teme mais a solidão do que a própria morte. Um temor originado menos pelos sentimentos de impotência e desamor, mas muito mais pelo medo de ficar a sós consigo mesmo e se deparar com a própria infelicidade. Na cultura da celebridade esse temor parece ser potencializado quando o pop star é apresentado como um modelo de felicidade pelo fato de ser popular e querido por todos através das mídias.

Tal como naquele personagem de um filme publicitário de uma operadora de telefonia celular, o “Ligador”, onde o popular é aquele amado por todos, feliz por ter uma rede de relacionamentos onde todos estão disponíveis para receber suas ligações.

Ou como no modelo de vencedores passados pelos filmes norte-americanos sobre high-schools: a garota ou o garoto popular por ser “amado” por todos e sempre convidados para as melhores festas.


Esses modelos de celebridades e de vencedores jamais estão só, vivendo uma vida social frenética e cercado 24 horas por outras celebridades. O estar só é o atestado de fracasso, uma situação indesejável.

Da admiração à inveja

A grande virtude do filme “O Rei da Comédia” é apresentar como a percepção da celebridade moderna foi deslocada da admiração para o sentimento potencialmente perigoso da inveja. Comediante medíocre, Rupert Pupkin parece pouco interessado na arte de Jerry Langford. Tudo que ele pensa é a grandeza, os restaurantes caros, a mansão em Malibu, passar um final de semana na casa de campo de Jerry Langford com Rita e, principalmente, ser “amado” por todos através das imagens da TV.

Jerry Langford a certa altura alerta que, por trás da aparente leveza e naturalidade da sua performance na TV, estão anos de aprimoramento, ensaio e estudo. Pupkin ignora, alegando que, aos 34 anos, necessita de um atalho para subir rapidamente ao estrelado. Por isso, sequestra Jerry Langford.

No passado as celebridades poderiam ser consideradas a consolidação da chamada ética protestante tal como descrita por Max Weber sobre os modelos de sociabilidade que orientaram os primórdios do Capitalismo. Diferente da ética cristã onde o impulso da fé e do ascetismo é voltado para o interior (“um monge que se flagela a si mesmo diante de Deus, na privacidade da sua cela, não pensa na sua aparência diante dos outros” – SENNETT, Richard. O Declínio do Homem Público. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 406.), ao contrário, na ética protestante há um componente mundano no ascetismo pela necessidade de demonstrar não somente a Deus, mas aos outros a sua renúncia e sacrifício, provando a todos ser um merecedor das graças divinas. Os atos mundanos devem, portanto, ser célebres para que Deus os veja, tornando a pessoa merecedora das graças divinas.

O trabalho, o mérito e o esforço eram núcleo da promoção pública da celebridade, a materialização de uma ética que orientava tanto a acumulação do capital como do conhecimento.

Com a aproximação da celebridade ao mundo do entretenimento o antigo princípio ético é esvaziado. A celebridade será promovida menos pela sua arte ou trabalho do que pelas suas idiossincrasias, intimidade e capacidade de se divertir e conseguir prazer naquilo que faz. Seu talento parece mais fruto da genialidade e espontaneidade, sem ter passado pelo crivo do esforço e do mérito.

Por isso as celebridades são mais invejadas do que admiradas. Invejadas pela fama, pela celebridade em si mesma, amadas pela popularidade, por terem abandonado a solidão dos perdedores anônimos. Por isso, “O Rei da Comédia” é amargo e triste ao nos mostrar tanto a celebridade que não tem a sua arte reconhecida através da admiração e, do outro, o fã dominado pelo sentimento paralisante da inveja, cujo ressentimento pode inesperadamente explodir em ódio.

Ficha Técnica

  • Título: O Rei da Comédia (The King of Comedy)
  • Diretor: Martin Scorsese
  • Roteiro: Paul D. Zimmerman
  • Elenco: Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abott, Sandra Bernhard
  • Produção: Embassy International Pictures e 20th Century Fox Film Corporation
  • Distribuição: Warner Home Video
  • Ano: 1983
  • País: EUA


Postagens Relacionadas:

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review