segunda-feira, abril 01, 2013

Em Observação: "The Cabin In The Woods" (2011)


Sugerido pelo nosso leitor Marcelo Sousa, o filme “The Cabin In The Woods” é definido pela crítica como um mix de “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” com “Matrix”. Ele não se limita a fazer exercício de desconstrução do gênero terror, mas quer oferecer respostas: por que os assassinatos são tão ritualísticos? Por que o Mal pune os desobedientes e os bons sempre sobrevivem? O filme interessou ao Blog, pois promete questionar a própria representação do Mal nesse gênero cinematográfico: o chamado clichê da “quebra-da-ordem-e-retorno-a-ordem”.



The Cabin in the Woods (2011)

Diretor - Drew Goddard

Plot - cinco jovens universitários se encontram presos em uma situação incrivelmente clichê de filme de terror em uma localidade descrita pelo título. Se eles conseguirem de alguma maneira sobreviver aos zumbis caipiras, ainda terão que se confrontar com alguém que está por trás controlando tudo.

Por que está “Em Observação”? - A crítica especializada o descreve como um “filme estranho” e um cruzamento entre “Eu sei o que Vocês Fizeram no Último Verão” com “Matrix”. Só por isso, “The Cabin In The Woods” reúne qualidades para estar na mira desse blog para uma futura análise mais detalhada. O filme é um exercício de desconstrução excêntrico das situações clichês dos filmes de terror: cinco jovens arquetípicos (a menina virgem, seu namorado mulherengo, o brincalhão, o atleta e o cara comum tímido) se reúnem em um final de semana em uma cabana para fazer sexo e jogar o “jogo da verdade”. Inadvertidamente estão no lugar errado na hora errada ao despertar entidades e pessoas muito más que ali habitam. Se o leitor assistiu filmes de terror nos últimos vinte anos, lembra de uma série de filmes com esse plot.

Mas segundo a crítica, o filme não faz apenas uma paródia dos clichês do gênero (também tão comum quanto os filmes de terror), vai além ao tentar entender porque sempre a garota promíscua tem que tirar a blusa, a mais recatada consegue sobreviver e porque os assassinatos são sempre tão ritualísticos. Se o filme pretende fazer essa metalinguagem do gênero, veremos se fará uma crítica ao núcleo do clichê da representação do Mal: a chamada “quebra-da-ordem-e-retorno-à-ordem”.

Sempre o roteiro desse gênero fílmico começa apresentando um cosmos ordenado, com a vigência de normas e valores normais (primeiro ato: a família feliz, o grupo de amigos, a sociedade em sua rotina cotidiana etc.). Repentinamente temos a quebra da ordem com a irrupção do Mal (ponto de virada para o segundo ato onde o Mal se desdobrará: serial Killer, assaltante de bancos, terroristas, explosões, incêndios, assassinatos etc.). E finalmente a restauração da ordem original descrita no primeiro ato (o terceiro ato: o duelo final entre o Bem e o Mal, com a vitória dos personagens representantes do Bem e o retorno à ordem). Aqui o Mal é representado como aquilo que vai punir aqueles personagens que transgridem, desobedecem ou tem comportamentos imorais.

Em outras palavras, vamos ver se “The Cabin In The Woods” corresponde a esse lado “Matrix” que a crítica descreve: desmontar essa essência dos clichês – ir além da representação do Mal como agente punitivo, mas como uma condição da realidade que aprisiona a todos. Essa seria uma compreensão gnóstica do Mal.

O que promete? – Christopher Orr do “The Atlantic” afirma: “começa em um território familiar, para entrar em outro deliciosamente estranho. O mais inventivo no gênero ‘cabana na floresta’ desde The Evil Dead e a melhor desconstrução do gênero desde Scream. Produzido por Joss Whedon, que também co-escreveu com o diretor Drew Goddard, o filme é uma deliciosa demolição do gênero de horror, um conto que subverte não apenas os seus próprios medos, mas os de praticamente todos os filmes assustadores que você já viu. Por que os protagonistas desses filmes sempre escolhem o pior momento e local para fazer sexo? Por que eles se separam quando é evidente que eles devem ficar juntos? The Cabin in the Woods promete oferecer respostas”.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review