quinta-feira, novembro 28, 2013

Portal Inovação aponta editor do blog como referência nacional em Cinema e Gnosticismo

Aos poucos as discussões sobre Gnosticismo e Cinema vão ocupando seu espaço e relevância no campo acadêmico, revistas científicas e de divulgação cultural. Uma evidência disso é a notícia de que esse humilde blogueiro foi apontado como a primeira referência nacional no tema Cinema e Gnosticismo na lista por competências elaborada pelo Portal Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil. Está de parabéns o blog e a contribuição dos leitores com sugestões e críticas.

Às vésperas da comemoração do quarto ano de existência do Cinema Secreto: Cinegnose, esse blog acabou de receber uma ótima notícia: o Portal Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia aponta o editor desse blog como a primeira referência nacional na competência Gnosticismo e Cinema. A lista é estabelecida por ordem de relevância por palavras-chave e registros referentes a trabalhos relativos a área de competência.

Somado à publicação no mês passado do artigo intitulado “Dos Simulacros às Simulações: o ceticismo gnóstico no pensamento de Jean Baudrillard” (artigo resultante de postagens desse blog) na revista Dispositiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG, percebemos que o tema Gnosticismo e Cinema vai aos poucos ocupando o seu espaço na área acadêmica e nos periódicos de publicações científicas. 
Portal Inovação - acessado em 27/11/2013
Inédita no Brasil, essa discussão entre Cinema e Gnosticismo refere-se à recorrência na recente produção cinematográfica, principalmente norte-americana, de filmes gnósticos: filmes onde é marcante a exploração temática de mitologias e narrativas inspiradas no Gnosticismo - Conjunto de filmes de variados gêneros cuja característica unificadora é a recorrência de “elementos gnósticos” correspondentes tanto às narrativas míticas cosmogônicas e morais dos principais pensadores do Gnosticismo histórico (Basilides, Valentim e Mani) como a diversos simbolismos místicos ou esotéricos associados ao sincretismo do chamado Gnosticismo Hermético.

Esses filmes cuja produção se intensifica a partir e 1995, culminando com “Matrix” (o auge do gnosticismo pop), faz parte de um revival histórico do gnosticismo no século XX. O Gnosticismo foi um conjunto de seitas sincréticas de religiões iniciatórias e escolas de conhecimento do início da Era Cristã (séculos III e IV) que apresentavam uma visão mística de Cristo. Por isso, nunca fizeram parte da cultura sancionada pelas instituições, sempre se mantendo em canais subterrâneos ao longo da História.

A partir da descoberta de textos gnósticos apócrifos em Nagi Hammadi no Egito em 1945, o Gnosticismo experimentou um novo renascimento na filosofia (Jean Baudrillard, Emil Cioran), na literatura (Cormac McCarthy, Philip K. Dick), cinema (“Matrix”, “Show de Truman”), séries de Manga (“Eden: It's an Endless World”), histórias em quadrinhos (“X-Men”), animações japonesas (“Ghost in the Shell”, “Last Exile”) e até filmes brasileiros como “Os Famosos e os Duendes da Morte” de 2009.

O estudo dos filmes gnósticos é uma oportunidade interessante para compreender como a indústria do entretenimento explora arquétipos, mitologias e outros elementos do inconsciente coletivo como formas-pensamento. Principalmente sabendo da ambivalência da exploração do gnosticismo: os mitos gnósticos são essencialmente críticos, contestadores e anti-status quo. Como tais mitos podem ser incorporados pela grande mídia como elementos de entretenimento que visam exatamente o contrário, a manutenção da ordem?

O blog Cinema Secreto: Cinegnose, com a participação dos leitores com sugestões de filmes e opiniões, tem sido a principal usina geradora de insights em nosso projeto de mapear a influência do gnosticismo na cultura pop e seu desdobramento espiritual, místico, ideológico e político.

A lista dos 41 filmes gnósticos feita com a ajuda dos nossos leitores, por exemplo, foi uma importante iniciativa dentro desse projeto. Por isso, continuem participando e enviando suas críticas e sugestões!

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review