sexta-feira, janeiro 02, 2015

Em Observação a lista dos 10 filmes mais estranhos de 2014

Um homem luta box sem luvas contra um palhaço de circo afeminado vestido como uma cenoura. O pai é um sujeito com a cara de Joseph Stalin e a mãe só se comunica através do canto lírico. Essa é uma passagem do filme “Dança da Realidade” dos mestre dos “Weird Movies”, Alejandro Jodorowsky. “Weird Movies”, ou “filmes estranhos”, numa tradução próxima, são filmes que exploram o duplo sentido da palavra “weird”: “destino” ou “estranho, surreal”. Nessa lista dos filmes mais “weird” ou “estranhos” de 2014, percebemos a proximidade dessas produções com a noção de “filme gnóstico” – o surreal e o estranho como instrumentos de desconstrução do princípio de realidade - na foto "Dança da Realidade" de Alejandro Jodorowsky.

Uma das fontes de informações cinematográficas alternativas para o Cinegnose é o site 366 Weird Movies, uma espécie de radar de filmes cinematicamente estranhos, bizarros e surreais. O seu interessante conceito de “filme estranho” muitas vezes coincide com a noção de “filme gnóstico” explorada por esse blog.

A espinha dorsal do site é a construção sempre mutante de uma lista de 366 filmes estranhos. Por que 366? Essa é uma explicação também estranha: um filme para cada dia do ano (um a mais para os anos bissextos). Como cada dia do ano está associado a um santo católico, os autores do site acreditam que todos os dias deveriam ter seu próprio filme estranho...

O site 366 Weird Movies fez uma lista do que considera os 10 filmes mais estranhos de 2014 que, para nós, coincide com o que definimos como filmes gnósticos em stricto sensu ou filmes que exploram elementos gnósticos ou esotéricos. Conforme o leitor verá na lista abaixo que comentaremos, alguns já foram analisados pelo Cinegnose e outros estão “Em Observação” para serem em breve também analisados.

O que é um “Weird Movie”?

A palavra inglesa “weird” (estranho) deriva da palavra germânica “wyrd”, que significa “destino”. Essa palavra encontrou o seu significado atual de “estranho, surreal” através de Shakeapeare com as “Weird Sisters” que prediziam o destino de Macbeth, ao mesmo tempo “weird” (“estranhas”) nos sentido moderno quanto “wyrd” no sentido pagão.

Portanto, “weird movie” é muito mais do que um filme “estranho” no sentido dado em português (do latim “extraneum” – o que é de fora, estrangeiro), mas a combinação das ideias do maravilhoso e do fantástico com aquilo que é excêntrico, estranho ou incomum.

Dessa maneira, esse conceito aproxima-se do “gnostic movie” ou filme gnóstico: narrativas cinematográficas onde mostram protagonistas em situações onde a familiaridade usual se reverte em algo não-familiar, “estranho”, acontecimentos que fazem a realidade repentinamente foge à conformidade cotidiana.

Mas, para o 366 Weird Movies, essa categoria de filmes englobariam também os filmes “mal feitos”, trashs e produções B do passado ou atuais que imediatamente se tornam cults.




Os 10 filmes mais estranhos de 2014





10. Witching and Bitching (Las Bruxas de Zugarramurdi, Espanha) – Baseado em caso real ocorrido em 1610 em Logroño na Espanha em 1610 quando a Inquisição mandou queimar 40 pessoas acusadas de serem bruxas. O filme conta a história de José (um pai divorciado) e um jovem desempregado, Antonio. Após assaltarem uma ourivesaria em Madrid tentam fugir para a França num taxi. Mas tudo começa a dar errado quando se perdem nos bosques do País Basco e acabam nas mãos de uma família de bruxas de três gerações.

Terror trash do espanhol Álex de Iglesia sobre desempregados e perdedores (reflexo cinematográfico da atual crise econômica na Espanha) que com um assalto tentam mudar a vida. Crítica social, violência hiper-realista, humor negro. Um mix de Tarantino com cinema Fantástico. 

Por que está “Em Observação?”: o gênero terror é um ótimo objeto para as análises de psicanálise no cinema. Ainda mais quando é em estética trash e hiperviolenta: arquétipos e simbolismo ficam mais explícitos.





9. Sob a Pele (Under the Skin, Reino Unido) – Scarllet Johanson faz um alien que chega à Escócia determinado a seduzir homens solitários, leva-los para seu loft e afundá-los em um poço de gosma preta por alguma razão de outro mundo. Aos poucos, e de forma relutante, aprende o que é ser um humano. Em ritmo lento, cheio de imagens simultaneamente bizarras e poderosas. 

Por que está “Em Observação”? - aliens que vêm à Terra já são, em si, um tema gnóstico – podem ser a metáfora da própria condição humana como um alien preso em um mundo inóspito. Aqui, ainda o diretor Jonathan Glazer faz uma alegoria sobre as coisas que separam desde sempre homens e mulheres e o drama da incomunicabilidade e solidão.








8. Frank (Reino Unido, EUA) - Comédia indie e excêntrica sobre Frank, líder de uma banda que está sempre escondido dentro de uma enorme cabeça de papel-machê. Road movie sobre uma banda (que teria surgido depois de Frank sair de um hospital psiquiátrico) com muito non sense combinado com melodrama. Um filme Quase Famosos (2000) da era do YouTube. 


Por que está “Em Observação”? – o tema da jornada da autodescoberta na viagem de uma banda e a enorme cabeça como a máscara social que devemos abandonar. A estranheza como meio do autoconhecimento?







7. O Congresso Futurista (The Congress, França, Alemanha, Bélgica) - Uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.

Por que está “Em Observação”? – O filme faz uma discussão tecnognóstica: numa super-internet, um mundo de fantasia permite que as pessoas sejam o que querem ser. Uma espécie de Second Life, forma de escape e dependência ao mundo virtual. E, claro, com os interesses corporativos por trás – explorar duplicatas virtuais de atores pela indústria do entretenimento é muito mais fácil do que lidar com os atores originais, que devem ser silenciados para o resto da vida.








6. A Field in England (Reino Unido) - O filme gira em torno de algo ao mesmo tempo sombrio, engraçado e psicadélico. Um pequeno grupo de desertores, de quatro homens, o alquimista O'Neilx e seu assistente Whitehead, (os outros dois são soldados), Jacob, Cutler. Eles estão tentando escapar da Guerra Civil Inglesa, no século 17. 

Em seu caminho acabam passando por um campo agrícola. Trazido sob o feitiço de O'Neill, os homens são forçados a cavar para tentarem encontrar um suposto tesouro enterrado naquele campo. Mas isso, é depois que eles, equivocadamente, ingerem alguns cogumelos mágicos que lhes foram servidos como almoço. Isso dá início a uma série de brigas, lutas, paranoias e discussões sobre a possível natureza do tesouro.

Por que está “Em Observação”? – Ambição e interesses materiais desconstruídos por estados alterados de consciência. Um filme Lynchiniano, filmado em PB, efeitos especiais alucinantes e um design de som extra-sensorial. A estranheza está na dúvida deixada ao espectador: é tudo real? Todos estão em um purgatório após a morte? Ou tudo não passa de alucinações de drogados?








5. The Strange Color of Your Body’s Tears (Bélgica) – O “estranho” já está presente na própria sinopse do filme: “O filme acompanha a busca de um homem por sua esposa desaparecida nos corredores labirínticos de seu prédio, apenas para se ver submerso nas fantasias estranhas de sensualidade e derramamento de sangue que emana da psique dos demais habitantes do edifício.”

Por que está “Em Observação”? – o encontro do gótico com o psicodélico. O filme acena com um tema sincromístico discutido por esse blog: o psiquismo não se limita a um fenômeno interno e pessoal – transforma-se em formas pensamento que agem no mundo externo, criando campos de força e eventos, sejam nos relacionamentos até a esfera social e política.








4. A Espuma dos Dias (Mood Indigo, França) – Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem lembranças e A Ciência dos Sonhos) nos conta a história de Colin, um jovem que tem a sorte de ser rico o suficiente para não precisar trabalhar, e que um dia conhece Chloé em uma festa, rapidamente se apaixona e se casa com ela. Porém, já na lua de mel, a moça desenvolve uma rara doença: uma flor de lótus cresce em seu pulmão direito e para matá-la é preciso que Chloé se cerque o tempo todo de flores frescas. Embora pareça uma tragédia anunciada, Gondry nos surpreende ao mostrar não a decomposição da personagem mas de tudo ao redor, que vai se transformamando em sonho. Um terço do filme é feito em animação stop motion, criando uma atmosfera de surrealism lunatic com as invenções do protagonist (o “pianococktails”, por exemplo) e o seu apego às ideias de um filosofo chamado “Jean-Sol Partre”.

Por que está “Em Observação”? – Bem conhecido por esse blog, Gondry prima pela desconstrução da realidade pela lógica onírica, principalmente pelas animações inseridas arbitrariamente na narrativa.








3. O Duplo (The Double, Reino Unido) – Um homem tímido chamado Simon James vê de repente suas oportunidades profissionais e românticas sendo roubadas por um colega de trabalho muito mais confiante chamado James Simon, que se parece exatamente com ele. Embora baseado em Dostoevsky, a comédia existencial com muito humor negro faz aproximar o filme muito mais de Kafka, com muitas referencia à distopia Brazil de Terry Gilliam.

Por que está “Em Observação”? – James Simon é o chamado “clone maligno” (doppelgänger): sem intelecto, é manipulador e inescrupuloso. E, por isso, torna-se bem sucedido, idolatrado no emprego e bem sucedido com as mulheres, para a melancolia do original. Humor negro sobre o destino do indivíduo nas organizações corporativas e burocráticas onde a solidão cresce na relação direta com a falta de escrúpulos.








2. O Homem Duplicado (Enemy, Canadá) - Ver a si mesmo em uma réplica ou imagem sempre foi considerado um evento misterioso e mágico. Em muitas culturas, ver o próprio duplo pode ser um prenúncio da morte. Inspirado em livro do escritor português José Saramago, o filme do diretor canadense Denis Villeneuve vai atualizar essa mitologia, trazendo-a para uma tradição de filmes que tematizam o problema da identidade: o que você faria se visse em um filme um ator que fosse uma réplica exata sua? Villeneuve vai explorar o tema psicanalítico da busca da identidade através do espelho. Filme já analisado pelo blog, clique aqui.





1. A Dança da Realidade (França) – Aqui, no topo da lista, o mestre de todos os “weird movies”: o chileno Alejandro Jodorowsky. O blog já teve a oportunidade de analisar um filme dele: El Topo (The Mole, 1970), clique aqui. Uma autobiografia imaginária do diretor que começa com uma luta de box sem luvas contra um palhaço de circo afeminado vestido como uma cenoura. O pai é é um sujeito com a cara de Joseph Stalin e a mãe só se comunica através do canto lírico.

O filme tem todos os ingredientes das esquisitices e simbolismo e alusões ocultistas e esotéricasem filmes como El Topo (1970), A Montanha Sagrada (1973) e Santa Sangre (1989). O filme foi vergonhosamente ignorado pela imprensa especializada. Mas não por esse blog. Essas são razões suficiente para A Dança da Realidade estar “Em Observação”.


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review