sábado, agosto 22, 2015

Curta da Semana: "Puppets" (2011) - Eu sou aquilo que não penso?

Com  a sessão "Curta da Semana" o Cinegnose vai celebrar a presença do Surreal, do Gnóstico, do Estranho e do Enigmático no universo das produções em curta metragem. Esse gênero de filme vem se tornando verdadeira incubadora de novos diretores e roteiristas, em um tipo de produção que permite liberdade em experimentar novos temas, estéticas, linguagens e efeitos especiais. E como primeiro "Curta da Semana" selecionamos uma produção dos Daniels (Daniel Kwan e Daniel Schneiter), "Puppets". Seguindo os passos de diretores como Spike Jonze (“Her”) e David Fischer (“Clube da Luta”), os Daniels tentam fazer uma analogia perfeita do processo criativo problemático dos roteiristas e diretores com atores e personagens... ou será um simbolismo da manipulação das nossas identidades?

                 
              Dois diretores lutam por uma cena de um filme. Um pensa que que tudo é muito clichê e o outro pensa que é melhor retornarem para o interior de seus personagens-fantoches. Os próprios Daniels aparecem no curta como os manipuladores interiores dos atores-fantoches, criando uma curiosa situação de humor negro e bizarrice.

O curta tem um quê de Jonze e Fischer, algo entre O Clube da Luta e Quero Ser John Malkovich. Parece ser uma brincadeira da dupla de diretores sobre o próprio processo criativo. Ou, como no filme Quero Ser John Malkovich, uma fábula sobre a possível existência de alguém ou algo que nos controla por dentro manipulando nossas identidades.

O tema dos fantoches ou da visão do próprio ser humano como um fantoche é recorrente na produção cinematográfica. Se na Filosofia, Platão já considerava em A República a metáfora do ser humano como um fantoche, no Cinema esse tema parece ser ainda mais fascinante: cada ser vivo poderia ser um joguete nas mãos de um mestres dos fantoches.

Filmes como Mais Estranho Que a Ficção (Stranger Than Fiction, 2006) partilham dessa suspeita que as nossas vidas poderiam ser um mero plot de uma narrativa literária produzida por um escritor Demiurgo, que nos manteria prisioneiros em uma gigantesca peça literária ficcional. Nossas vidas determinadas por alguém que decidiria o momento da nossa morte ao seu bel prazer.

O interessante no curta Puppets, é como a metalinguagem que roteiristas e diretores fazem do seu próprio ofício cria analogias ambíguas: tudo se refere apenas ao universo da produção ficcional ou há algo mais? Todos nós também estaríamos na mesma condição dos protagonistas do curta? O psicanalista Jacques Lacan estaria certo? - "Eu sou aquilo que não penso e penso aquilo que não sou".

Assista ao curta e dê sua opinião.



Ficha Técnica


Título: Puppets
Diretor: Daniel Kwan e Daniel Schneiter
Roteiro: Daniel Kwan e Daniel Schneiter
Produção: Upper First
Distribuição: F5 RE:PLAY Film Festival
Ano: 2011
País: EUA

Postagens Relacionadas








Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review