sábado, setembro 12, 2015

Curta da Semana: "Fifty Percent Grey" - os tons de cinza da pós-morte

O curta dessa semana é de um autor já discutido por esse blogue: o irlandês Ruairi Robinson. Indicado ao Oscar de melhor curta metragem de animação em 2002, "Fifty Percent Grey" mostra uma curiosa representação da existência pós-morte bem diferente daquela que o cinema passou a fazer depois de “Amor Além da Vida” (1998). Ao invés de encontrarmos grandes revelações para os mistérios da existência, após a morte poderíamos encontrar ciladas tão cruéis como na vida. Ao contrário da simplicidade do preto e branco, podemos encontrar a complexidade dos tons de cinza. Curta sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.

Conhecido por seus curtas de ficção científica e animações 3D, em 2002 o irlandês Ruairi Robinson mereceu uma indicação ao Oscar de melhor Curta metragem de animação com o Fifty Percent Grey - assista ao vídeo abaixo.


Robinson já é conhecido aqui no Cinegnose pelo seu curta de 2014 Blinky onde nos mostra como pode ser perigosa a combinação da frieza dos códigos de uma máquina e a nossa relação mágica com os gadgets tecnológicos – no caso, um robô doméstico dublê de babá e cozinheiro – sobre o curta clique aqui.

Em Fifty Percent Grey vemos uma tragicômica representação da vida após a morte. Um soldado acorda sozinho em uma paisagem vazia e silenciosa. Percebemos que ele está ferido pelas gostas de sangue que caem de seu abdômen. Mas imediatamente a ferida é cicatrizada. Vê adiante uma TV de tela plana com um vídeo de boas vindas: “Parabéns, você está morto... bem vindo ao Paraíso. Terá toda a eternidade para desfrutar da paz, tranquilidade e os mistérios do universo...”. O vídeo mostra imagens com paisagens paradisíacas.

O soldado olha ao redor, mas não há nada para ser visto. Ele caminha pela planície vazia e não encontra nada até, depois de algum tempo, encontrar o mesmo aparelho de TV. Parece ter andado em ciclos em um lugar sem saída. Desesperado, dá um tiro em sua própria cabeça, como fosse possível se matar depois de morto.

O militar desperta novamente e o furo na cabeça rapidamente se cicatriza. E ele se depara com outro aparelho de TV com outro vídeo: “Parabéns, você está morto... bem vindo ao PURGATÓRIO... Você está aqui porque fez algo de errado e tem que esperar para ser julgado...”. E novamente o soldado tenta um suicídio. E assim por diante.


Desde o filme “Amor Além da Vida” (1998), as representações do pós-morte no cinema passou a ser mais “plástica” ou solipsista: os “céus” são criados por projeções psicológicas dos personagens a partir dos seus sonhos, desejos ou mesmo pesadelos. Isso acaba criando mundos além da vida maniqueístas – céu e inferno, bom e mau etc – sobre isso clique aqui.

Ao contrário, o curta de Ruaiari Robinson nos mostra que lá do outro lado talvez não encontremos respostas simples e esquemáticas para as questões que formulamos aqui na vida. Ou talvez descobriremos que fizemos sempre as perguntas erradas.

A vida pode criar ciladas cruéis para todos nós. Por isso, sempre esperamos que após a morte tudo seja elucidado, os mistérios sejam explicados e a existência torne-se simples como o preto no branco. Mas, como sugere o curta Fifty Percent Grey, talvez depois da morte encontremos mais tons de cinza do que poderíamos imaginar.

E como não poderia deixar de ser, Robinson dá um sabor gnóstico ao curta ao mostrar que não há redenção ou escapatória na morte, pelo menos não nesse cosmos. Tanto aqui como lá continuamos prisioneiros em uma vasta planície cinza. Mas a TV sempre nos mostrará imagens coloridas para nos consolar.



Ficha Técnica


Título: Fifty Percent Grey
Diretor: Ruairi Robinson
Roteiro: Ruairi Robinson
Produção: Zanita Films
Distribuição: AtomFilms
Ano: 2001
País: Irlanda

Postagens Relacionadas



Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review