domingo, outubro 04, 2015

Curta da Semana: "Find The Truth 360 Degree" - A verdade é o ponto cego.

O Curta a Semana vai para uma experiência de imersão em 360 graus  numa perseguição a um mascarado nas estreitas ruelas de um distrito de Tóquio. O curta “Find The Truth 360 Degree” (2015) é um “teaser” de uma série da televisão japonesa chamada “Yokokuhan – The Pain”, que nos desafia a encontrar pistas em becos e encruzilhadas povoados por uma galeria de personagens bizarros. Mas nem tudo é o que parece e acabaremos descobrindo que “a verdade ama o ponto cego”.  

A polícia está à procura de um bandido com uma estranha máscara feita com folha de jornal que foi visto nas ruas estreitas do distrito de Nakano, na região metropolitana de Tóquio. O curta convida o espectador a imergir em uma experiência em 360 graus para encontrar pistas escondidas nas sinuosas ruas e becos que levem à captura do suposto criminoso.

O espectador não deve esquecer de seguir as instruções no início do vídeo para que a experiência de imersão possa funcionar corretamente – acessar o vídeo pelo Google Chrome ou através de link via smartphone pelo app do YouTube (iOS/Android). Há opção de legenda em inglês. O vídeo em 360 graus permite que os espectadores olhem ao redor em busca de detalhes enquanto a perseguição avança pelas ruas de Nakano.


Na medida em que caminhamos nos deparamos com uma galeria bizarra de personagens como garotas que fazem Cosplay (“costume roleplay”, onde pessoas performam com exatidão determinados personagens ficcionais), um idoso envolvido em uma luta com uma gangue de rua, um promoter de uma casa de shows eróticos, um travesti falando alto ao celular, escadaria de entrada de um bordéu com uma prostituta esparramada nos degraus, uma idosa catatônica parada no meio de uma viela etc.


O curta é uma peça promocional de uma série japonesa de TV Yokokuhan – The Pain do canal por assinatura Wowow sobre um líder de um grupo misterioso mascarado chamado Shinbunshi que promove “julgamentos públicos” e postam os vídeos na Internet.

O que torna interessante esse curta pelo ponto de vista gnóstico é a moral final da história: devemos ter cuidado com os nossos pré-conceitos, pois “a verdade ama o ponto cego”.

Desde o início a produção técnica de imagens, e em especial o cinema, sempre tiveram a pretensão de alcançar um registro objetivo da realidade: câmeras em planos sequências e as tentativas de imersão do espectador na imagem (3D, 4D, Realidade Virtual, vídeos em 360 graus etc.). Ou pelo menos simular essa pretensão de que um dia imagem e realidade se colassem até perdermos as fronteiras.


Em síntese, o desaparecimento da própria categoria de “espectador” – deixamos de sê-lo para imergir e interagir na imagem, como fosse a própria realidade. A imagem chegaria à verdade?

Mas, no final, continuamos sendo espectadores. Esse é o “ponto cego” do curta: o vídeo propõe para nós que encontremos as pistas que levem ao bandido mascarado. Apesar de toda a visão 360 graus e interatividade, o vídeo espalha na ruelas de Nakano toda a escória de “suspeitos” que atiçam os nossos pré-conceitos.

E esquecemos que o principal suspeita pode ser nós mesmos, aquele que ainda é o espectador, o ponto cego.

Essa é a grande ironia desse teaser promocional da série japonesa: o mascarado é uma alusão a um membro do grupo Shinbunshi, mas a pequena pegadinha que nos prega no final é uma lembrança de que ainda continuamos espectadores e que o cinema e o vídeo sempre serão projeções imaginárias dos nossos pré-conceitos, fantasias, desejos e ilusões.

Mesmo com toda a tecnologia que procura simular a imersão na realidade, somos ainda o ponto cego que inviabiliza qualquer pretensão realista.


Ficha Técnica


Título: Find The Truth 360 Degree
Diretor: Yoshihiro Nakamura, Hirabayashi KatsuMakoto
Roteiro: Tamio Hayashi, Tanaka Hiroshi
Produção: Wowow
Distribuição: Wowow Prime
Ano: 2015
País: Japão




Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review