domingo, outubro 11, 2015

Curta da Semana: "La Boca Del León" - o primeiro exorcismo telefônico do cinema

É possível um ato de exorcismo através do telefone? É o que os personagens do curta espanhol “La Boca Del Léon” (2013) tentarão desesperadamente confirmar: seguir as instruções de um padre exorcista através de um smartphone, que ao mesmo tempo registra as imagens dos momentos de terror em longos planos sequências. Inteiramente produzido através de um IPhone, o curta é interessante não apenas por trazer para o universo dos curta-metragens o subgênero “found-footage” de “Bruxa de Blair” e “Atividade Paranormal” – é também um exemplo da mudança da representação do Mal no cinema atual: a maldade agora é um fenômeno de natureza viral e epidemiológica.


Filmes como A Bruxa de Blair, REC e Atividade Paranormal tornaram o subgênero de filme de terror chamado “found-footage” um formato popular nos últimos anos. A tradução desse subgênero para os curtas parece ser uma questão de tempo. E o diretor espanhol Alfonso Garcia parece estar na direção certa com o curta La Boca Del León que auto declara-se “o primeiro exorcismo por telefone”.

Dada a limitação de tempo de um curta, La Boca Del León não tem pretensão de convencer sobre a “autenticidade” com uma história de fundo. A fotografia em IPhone dá a sensação amadora necessária para tornar o curta um suposto vídeo sobre um episódio real que foi encontrado e revelado agora para o público.

O curta foi criado especialmente para a sessão Phonoetastic do Festival Internacional de Sitges, dedicada exclusivamente a produções gravadas com smartphones. Garcia introduz o protagonista Sr. Montalvo com um enquadramento ao melhor estilo Bruxa de Blair. É um homem perturbado que desesperadamente pede ajuda para alguém do outro lado do telefone. Parece que estamos em algum ritual ocultista que saiu fora do controle e acompanhamos a alma assombrada do Sr. Montalvo através das lentes móveis do smartphone.


Baseado em pesquisas pessoais feitas pelo diretor e o roteirista Vicente Rubio sobre exorcismos reais por telefone sob demanda, a filmagem feita exclusivamente com smartphone trouxe alguns problemas de produção como, por exemplo, o superaquecimento que muitas vezes obrigou o diretor a colocar o dispositivo em um freezer para esfriá-lo.

A força desse curta espanhol está muito mais no terror psicológico que as imagens criam ao jogar sempre com o extracampo: o terror não é produzido por aquilo que vemos no campo do enquadramento da câmera, mas no que está fora do campo, naquilo para o qual os personagens estão olhando. Suas expressões de desespero é que sugerem a presença de algo muito mais terrível do que aquilo que estamos vendo.

La Boca Del León é um curta interessante por dois motivos: primeiro, tecnológico – a presença cada vez mais ativa dos dispositivos móveis como mídia e estética. Assim como nos anos 1980 tínhamos a vídeo-arte com a popularização das filmadoras VHS, hoje vídeos e fotografias produzidas por smartphones também são incubadoras de novas linguagens.


E segundo, pela forma como o Mal é representado, isto é, como uma entidade viral e disforme. Em postagem anterior sobre o filme REC discutíamos a natureza da monstruosidade e do Mal contemporâneos – enquanto no passado o Mal era representado por monstros antropomórficos (Frankenstein, Drácula etc.), quimeras (monstros mutantes radioativas como formigas gigantes, Godzila etc.) ou humanos possuídos por demônios como em O Exorcista, hoje o Mal é representado de forma viral.

Não mais disforme, mas informe: o Mal não possui as vítimas, mas as deteriora, as despedaça, até contaminar outra vítima, e assim por diante.

O curioso é que essa nova representação do Mal não implica num julgamento ou condenação moral como nos monstros do passado. Os monstros atuais não são nem bons ou maus – são apenas manifestações de um vírus mutante, um problema epidemiológico. O Mal como fascinante máquina que luta pela sobrevivência e perpetuação como no filme Alien.


Ficha Técnica


Título: La Boca Del León
Diretor: Alfonso Garcia
Roteiro: Vicente Rubio
Elenco: Carlos Herranz, Ayleen Petrescu, Emilion Linder
Produção: Geofilmes Entertainment
Distribuição: Geofilmes Entertainment
Ano: 2013
País: Espanha

Postagens Relacionadas



Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review