sexta-feira, abril 04, 2014

O "Estadão" de 31 de março: bomba semiótica ou sincronicidade?

Leitores desse blog chamaram atenção para um estranho fenômeno semiótico apresentado pelo jornal “O Estado de São Paulo” na edição de 31 de março, dia marcado pela lembrança dos 50 anos do golpe militar de 1964. No caderno “Metrópole” do jornal paulistano uma sequência de duas páginas ímpares criou uma curiosa associação metonímica entre uma matéria sobre intervenção militar no Complexo da Maré no Rio de janeiro e um anúncio do HSBC onde um desenho artisticamente elaborado parece fazer um comentário pontual do que lemos na página anterior: a cidade do Rio de Janeiro à beira de um abismo e carregada por um tanque militar. Mais uma bomba semiótica? Delírios conspiratórios? Ou uma “coincidência significativa”?

Desde as grandes manifestações de rua de junho do ano passado sabemos que uma guerra semiótica está sendo travada pelo domínio da opinião pública. Um domínio que não visa a persuasão política ou disseminação ideológica, mas a explosão de verdadeiras bombas semióticas para moldar a percepção: criar um clima de opinião de que o país atravessa um estado de convulsão, caos e pré-insurgência civil.

Desde a morte do cinegrafista da Band, Santiago Andrade, em protestos no Rio de Janeiro em fevereiro percebeu-se um refluxo nas manifestações de rua. Protestos de rua turbinados por operações semióticas da mídia foram desde então substituídos pela repercussão de pautas que acabam se tornando supercondutores de manifestações de intolerância e de fascismo difuso – forma de pensar onde qualquer tema é pensado a partir de soluções finais, radicais e intervencionistas.


Por exemplo, a pesquisa do Ipea repercutida pela mídia de que para o brasileiro “mulher direita” corre menos risco de estupro e a lembrança dos 50 anos do golpe militar de 1964 incendiou a imaginação conservadora  nas redes sociais. A abordagem moralista sobre o tema do estupro e os debates em torno do regime militar (golpe ou revolução? Ditabranda? Ditacurta?) só tornaram o clima de opinião cada vez mais pesado.

A tal ponto que aqui e ali na grande mídia surgiram atos falhos como o de César Tralli no telejornal SPTV da Globo em pleno 31 de março sobre os 50 anos do golpe militar: “o que se imaginava que seria um governo curto de exceção, se transformou numa longa ditadura...” em uma implícita sugestão de que a intervenção militar foi necessária (medida de exceção) e que a ditadura foi um acidente de percurso.

Também em pleno 31 de março, o jornal O Estado de São Paulo, em duas páginas ímpares sequenciais, nos oferece um sincronismo entre texto e imagem que produziu uma estranha polissemia. Na primeira página do caderno “Metrópole” vemos a notícia que ocupa página inteira: “Polícias e Marinha ocupam Maré e líderes do tráfico fogem para Paraguai” onde se noticia a intervenção forças de segurança (Corpo de Fuzileiros Navais, Polícia Militar e Civil) no complexo de favelas da Maré no Rio de Janeiro, após décadas de domínio do tráfico e de milicianos. Na parte central da matéria vemos a fotografia de um tanque que se desloca por rua de favela do complexo.



O leitor após virar a página dá de cara com a página 3 onde se vê um anúncio do banco HSBC que ocupa ¾ da página. Uma imagem metafórica ocupa a parte central do anúncio onde vemos a cidade do Rio de Janeiro sobre uma esteira rolante e a cidade de Nova York na face oposta. O anúncio se trata do serviço HSBC Empresas que promete “encurtar distâncias e abrir caminhos para novos negócios”, seja no Rio de Janeiro ou Nova York, internacionalizando as perspectivas das empresas. É uma metáfora por similaridade, onde a esteira rolante é a analogia icônica com a ideia de encurtamento das distâncias nos negócios.

Porém, essa metáfora se transforma em metonímia: quando o leitor vira a folha e passa para a página três do caderno “Metrópole”, a metáfora do anúncio da HSBC é imediatamente “contaminada” não só pela manchete da página um que trata da intervenção de polícias e Marinha no Rio de Janeiro como também da fotografia central de um tanque militar. A esteira rolante com os seus mecanismos de funcionamento aparentes (necessários para criar a metáfora por similaridade) de repente assume o aspecto de um tanque de guerra carregando a cidade do Rio de Janeiro.

Graças a esse efeito de contaminação a imagem do anúncio do HSBC assume um complexo de significados: intervenção militar (coincidentemente no dia dos 50 anos do golpe militar de 1964), Não Vai Ter Copa (o estádio do Maracanã ocupa destaque na imagem sintética da cidade do Rio de janeiro) e uma inevitável associação com uma situação de uma cidade que se movimenta para um abismo – um carro e um barco parecem que já foram tragados...

O fusca em chamas de São Paulo ao lado das
imagens do caos político na Ucrânia
nos telejornais
O tanque militar real da fotografia da página um parece que ganha continuidade e movimento com a gestalt de um tanque de guerra em que, por contiguidade, se transforma a esteira rolante metafórica da página três. Surpreendentemente, a imagem do HSBC parece sintetizar as situações de confronto reportadas na primeira página do caderno.

Jornalismo metonímico


Delírio? Paranoia? Devaneios psicóticos de uma teoria da conspiração? Uma operação semiótica engenhosamente pensada? Alguns leitores desse blog chamaram a atenção desse fenômeno da edição de 31 de março do Estadão, e pediram para nós um parecer técnico a partir do referencial da Semiótica.

De fato, acompanhando as bombas semióticas disseminadas pela grande mídia desde o ano passado, percebe-se a recorrência das metonímias na elaboração oculta de significados. Por exemplo, nesse ano telejornais como o Jornal Nacional e o Jornal da Band fizeram matérias sobre diversos protestos contra a Copa do Mundo em diversos estados. As imagens das manifestações eram colocadas nos mesmo bloco noticioso das manifestações de rua da Ucrânia e do Líbano. O efeito evidente era de contaminação metonímica ao aproximar os protestos brasileiros ao mesmo status de caos político e insurgência civil das notícias internacionais.

Após essa série de manifestações que culminaram com a imagem do fusca em chamas com uma família sendo retirada às pressas, posteriormente em diversas vezes repetiu-se essa bizarra organização da pauta noticiosa que tradicionalmente divide os blocos em Nacional e Internacional.

Com certeza essa coincidência metonímica é significativa e não pode passar despercebida como uma mera coincidência ou paranoia de uma análise semiótica que misturaria má fé com devaneios conspiratórios. Ainda mais na atual atmosfera política pesada onde explicitamente a grande mídia assumiu o papel ativo de oposição política em um ano eleitoral.

Os tanques entrando no Complexo da Maré:
incendiando o imaginário dos adeptos
de uma intervenção militar
Poderíamos elaborar algumas hipóteses para esse curioso fenômeno que o jornal O Estado de São Paulo nos ofereceu:

(a) Uma operação semiótica deliberada. Sabendo-se que os espaços publicitários são antecipadamente fechados pelo departamento comercial do veículo e que a redação já conhece de antemão qual o espaço restante destinado aos textos, propositalmente a notícia do Complexo da Maré foi colocado em uma página ímpar. Também repare o leitor que a foto do tanque de guerra da página um praticamente está na mesma linha visual da imagem metafórica do anuncio do HSBC na página três.

(b) O fenômeno em si seria neutro e uma mera coincidência. O efeito polissêmico seria decorrente de um fator externo: a atmosfera politicamente pesada.


(c) Uma coincidência significativa ou sincromística. Como se por trás dos fatos da realidade se escondesse uma estranha sintaxe que faz símbolos e significados convergirem em dados momentos, criando eventos de forte impacto no contínuo midiático. Claro que aí entraríamos na "parapolítica", um encontro da política, esoterismo e misticismo como procuram fazer pesquisadores como Christopher Knowles ou Loren Coleman no seu blog Twilight Language. Para eles, fatos como esses seriam mais do que meras coincidências...

Postagens Relacionadas


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review