sábado, agosto 29, 2015

Curta da Semana: "The Horribly Slow Murderer With The Extremely Inefficient Weapon" - a colher e a Gota Chinesa

Uma simples colher pode se transformar em uma arma cruel? Teria o diretor desse curta se inspirado na célebre técnica de tortura da Gota Chinesa? Por que esse curta é um sopro de criatividade numa indústria cinematográfica cujo lobby da indústria de armas quer sempre mostrar novos modelos de revolveres e metralhadoras nos filmes? “The Horribly Slow Murderer With The Extremely Inefficient Weapon” (2008) é o curta da semana sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.






           Cansado de assistir filmes como muitas armas, facas, serras elétricas e raios? Mas mesmo assim gosta de filmes de terror ou ação? Pois a solução para esse tédio mortal (desculpem o trocadilho) é conferir o inacreditável curta The Horribly Slow Murderer With The Extremely Inefficient Weapon (“O Assassino Horrivelmente Lento com a Arma Extremamente Ineficiente”) - veja o vídeo abaixo.

O curta é um trailer fake de 10 minutos para um filme que teria supostamente nove horas de duração. É a história de um homem (Jack, um patologista forense interpretado por Paul Clemens) que se encontra com o assassino mais implacável dos últimos tempos, uma estranha entidade do Mal (um “Ginosaji” performado por Brian Rohan) que o persegue golpeando-o seguidamente com uma… colher. 

Dessa maneira, com incansáveis colheradas por todas as partes do corpo, o Ginosaji tortura Jack por anos, seguindo-o por todos os cantos do mundo. Nada o detém, tornando uma simples colher, um objeto aparentemente inofensivo, numa arma que lentamente leva Jack ao terror, desespero e loucura.

O curta rodou diversos festivais, mas quando parou no YouTube tornou-se um fenômeno viral, superando 28 milhões de visualizações com um séquito de fãs. Alguns mais ardorosos tatuam em suas peles o Spoonkiller – o Ginosaji da colher assassina.

Agora, o diretor Richard Gale pensa em torna-lo em longa metragem, transformando o curta em um trailer verdadeiro.


A colher e a Gota Chinesa

No curta Jack identifica um ideograma com características orientais no braço do Ginosaji. Voa para a China em busca de respostas e ouve de uma espécie de vidente que aquela entidade continuará perseguindo-o até a morte. E tome mais golpes de colher... “again, again and again”.

Com essa referencia oriental é impossível deixar de associar o Spoonkiller com o método de tortura chamado Gota Chinesa.

As dinastias chinesas da Antiguidade estão entre as mais cruéis da História, em particular o regime totalitário da Dinastia Ch’in há quase 3 mil anos. Entre as diversas táticas de espalhar o terror, suspeitas e antagonismo entre os súditos, a tortura da Gota Chinesa teria sido a mais notória.


A técnica consistia em deixar o prisioneiro preso a uma cadeira por dois meses sem poder se movimentar com incessantes pingos d’água na cabeça a cada cinco segundos. No final, a maioria dos prisioneiros enlouquecia com ferimentos na cabeça e na musculatura que fica continuamente rígida. Sons de tambores na cabeça, labirintite e dores cada vez maiores levavam a vítima à loucura e delírio. Algo assim como o mal que aflige o infeliz Jack do curta de Richard Gale.

Enquanto os Ocidentais utilizam armas eficientes que buscam a morte rápida e em larga escala, os Orientais parecem ter descoberto que a verdadeiro natureza da guerra é psicológica: criar a desorientação, o medo e o terror no oponente com armas inesperadas e comuns. E com muita paciência oriental.

Em suma, o curta trash de Richard Gale (como ele afirma, “90% comédia e 10% terror”) é um sopro criativo em um cinema cujo lobby da indústria de armas praticamente obriga os filmes a mostrar sempre novos modelos de revólveres, metralhadoras e bazucas.



Ficha Técnica


Título: The Horribly Slow Murderer With The Extremely Inefficient Weapon
Diretor: Richard Gale
Roteiro: Richard Gale
Elenco: Paul Clemens, Brian Rohan, Melissa Paladino
Produção: Chaotic Rampage Pictures
Distribuição: online
Ano: 2008
País: EUA

Postagens Relacionadas




Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review